Com foco na produção cinematográfica e tendo em seu portfólio longas, curtas e médias metragens, a produtora também é especializada em programas de TVs e clips musicais com renomados nomes do cenário artístico nacional e goiano.
Nosso negócio é contar boas histórias familiares que emocionam, através de imagens e diálogos que tocam a alma e fazem pensar.
Desde a sua fundação a FATA MORGANA vem integrando a história do cinema goiano, contribuindo fortemente em sua consolidação e expansão. Sua trajetória conta com filmes para o cinema, Videoclipes e programas de Tv, além de marketing político e empresarial
Hoje, enquanto uma das melhores produtoras independentes de audiovisual, vem não só ganhando credibilidade pela relevância de seus trabalhos, bem como ampliando as fronteiras do cinema goiano.
A FATA MORGANA se destaca por produções cinematográficas de Ficção, lançadas nacionalmente pela CALIFÓRNIA FILMES como VAZIO CORAÇÃO e VOO DO ANJO lançado nos cinemas brasileiros em 24/10/2024, além de documentários poéticos como DE VOLTA Á CASA PATERNA inteiramente rodado em Portugal, e a produção de uma série de programas de TV e videoclipes, com renomados cantores goianos e nacionais.
Além de produções para o cinema e televisão, também nos especializamos na criação de conteúdos impactantes para as redes sociais, trazendo narrativas criativas e envolventes para diferentes plataformas. Entre nossos projetos digitais, destacamos o MEU OLHAR, uma página de turismo no Facebook e Instagram, onde revelamos a beleza de destinos únicos. Também produzimos conteúdo exclusivo para YouTube, ampliando ainda mais nossa conexão com o público.
Lançado em 24 de outubro de 2024
A vida do professor aposentado Vítor Falcão (Othon Bastos) estava dentro da normalidade até o dia em que abriu a porta para o surpreendente Arthur (Emílio Orciollo Netto), vítima de um terrível trauma familiar.
2013 – Livre – Califórnia Filmes
Hugo Kari (Murilo Rosa) é um cantor brasileiro nacionalmente famoso. Em um determinado momento de sua carreira, ele decide fazer uma pausa em sua agenda para se encontrar com o pai, o Embaixador Mário Menezes (Othon Bastos), no Grande Hotel Termas do Araxá, lugar onde a família costumava se reunir nas férias. Nesse lugar repleto de memórias e recordações boas, ambos tentaram se reconciliar e consertar uma relação despedaçada pelo tempo e por conflitos, principalmente de ideias, e por uma tragédia que eles nunca conseguiram superar.
Livre
Volta à Casa Paterna é uma viagem pela auto estrada das sensações de um brasileiro visitando Portugal. Com um olhar poético, o viajante solitário vai se identificando com a história, paisagens e pessoas, reconhecendo-se no espelho da alma lusófona como filho adotivo no colo da mãe natural. O filme é acima de tudo um pleito de homenagem à fraternidade luso-brasileira.
Curriculum artístico
Para além de suas inúmeras atividades profissionais de Diplomata de Carreira ao longo de 47 anos, o Embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas (ator, diretor e autor), ao cinema (documentarista) e à fotografia (premiado em concursos nacionais). Em todos os postos diplomáticos por onde passou – Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa – devotou-se com afinco à promoção das artes e da cultura de seu país.
Em 1998 lançou o CD duplo Mãos Dadas, onde interpreta poetas de todos os países da Língua Portuguesa e, em 2005, gravou o histórico álbum de CD Manuel Bandeira: o Poeta em Botafogo; em 2008, lança um álbum duplo interpretando poemas de Marly de Oliveira. Esses três CDs foram também apresentados em espetáculos realizados em várias cidades e instituições culturais do Brasil, Portugal e Cabo Verde, inclusive no Teatro da ABL, no Rio de Janeiro. Em 2015 lançou o DVD Mãos Dadas, onde introduz e recita obras de 19 dos mais importantes poetas da Língua Portuguesa. Em 2013, participa como ator no longa-metragem de Alberto Araújo Vazio Coração, ao lado de Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Mendes, entre outros. Em 2019 realiza como co-produtor, ator único e consultor cultural o filme Volta à Casa Paterna, integralmente filmado em Portugal, também sob a direção de Alberto Araújo. No mesmo ano, lança no Brasil e em Portugal o livro de crônicas memorialísticas Quincasblog: Meus Encontros.
Criou também, em 1999, o Grupo Solo Brasil, para apresentar o espetáculo por ele escrito e dirigido Uma Viagem através da Música do Brasil, onde procura mostrar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo já esteve em 20 países e em dezenas de cidades brasileiras, alcançando sempre um marcante sucesso.
Entre inúmeras distinções honoríficas, Lauro Moreira, recebeu, além da Gran-Cruz da Ordem de Rio Branco, do Brasil, a Gran-Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha, e a da Ordem do Infante Dom Henrique, de Portugal, e o Colar Hassan-Al-Alauí, do Reino do Marrocos. Do Estado de Goiás, recebeu o Trofeu Jaburu e o Trofeu Tioko, da União Brasileira de Escritores. Em 2009, ao coroar sua longa Carreira a serviço da Diplomacia brasileira, no Posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, foi agraciado pelo Movimento Internacional Lusófono com o título de Personalidade Lusófona do Ano. Em 2011 recebeu especial homenagem da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, com a inauguração em praça pública de uma placa em que foi distinguido com o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2016, foi distinguido com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, o mais alto galardão da CPLP, pelos serviços prestados à causa da Lusofonia. Em 2018 foi eleito Presidente do Observatório da Língua Portuguesa, com sede em Lisboa.
A música está na essência da FATA MORGANA visto que além de diretor, Alberto Araújo é também compositor de grandes sucessos nacionais . A produtora, é conhecida também pela criação e direção de videoclipes dos principais nomes da música Goiana e nacional, tais como: Maria Eugênia, NILA BRANCO, MISTER GYN, WILLIAN BORJAZZ/FELIPE DURAN e FRED MONTEIRO.
TV Anhanguera 1991-1997
Com o desafio de mostrar Goiás aos goianos, o programa Goiás Adentro percorreu os quatro cantos do Estado destacando as potencialidades atrações de cada município. Exibido semanalmente o programa permaneceu na grade da TV Anhanguera (afiliada Rede Globo) de 1991 a 97.
TV Anhanguera 1997-2001 / Rede TV de 2001-2002
Com um olhar mais voltado para o turismo o Cartão Cartão substituiu o Goiás Adentro . O programas transcendeu as fronteiras do Estado e passou a mostrar os encantos de diferentes pontos do Brasil e do mundo. Exibido na TV Anhanguera (afiliada Rede Globo) de 1997 a 2001, o Cartão Postal transferiu-se para Rede TV (São Paulo), permanecendo no ar durante um ano.
Livre
Alma Transgênica” é um livro de arte, com fotos instigantes, tomadas de um celular e ilustradas por uma série de poemas em que o lirismo, a melancolia, o sonho, a evocação, a angústia, o humor e a ironia emergem, de mãos dadas, de um mundo cibernético e tecnologizado, traduzem a solidão na multidão.
Livre
Alma Lusitana também faz uso de fotografias e poemas para expressar o olhar que o autor joga para o seu interior (os poemas), assim como para o exterior (as fotos) em uma união de diferentes manifestações artísticas. Alma Lusitana revela a afinidade histórica e cultural que o poeta tem com Portugal.