Juntos há 64 anos, casal goiano vira tema de livro e de filme
“Um amor em uma Nova Veneza: Oswaldo e Edith ” será lançado no dia 12 de fevereiro no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia A
Alberto Araújo nasceu na cidade de Coromandel – MG, em 11 de 1962. Iniciou os estudos em Patrocínio – MG, onde, na década 80, uniu poesia com imagem em produções de vídeo que lhe renderam vários prêmios em festivais. Em 1990, mudou-se para Goiânia. Produziu e apresentou programas de turismo para TV Anhanguera (Goiás Adentro e Cartão Postal). Em 2004, recebeu da Universidade Católica de Goiás o Diploma de Mérito “pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás”. Em 2009, lançou em Lisboa o livro Alma Transgênica. Mais tarde, retornou à capital portuguesa para lançar o livro Alma Lusitana. Em 2013, escreveu e dirigiu o filme Vazio Coração, melhor filme e melhor ator, para Murilo Rosa, no Festival de Cinema de Natal (RN). Em 2017, cria e produz a página Meu Olhar, um semanário de viagens publicado no Facebook. Em 2018 recebe em Lisboa o Prêmio Lusofonia na área de cinema. Em 2019 escreve e dirige o filme Volta à Casa Paterna, inteiramente rodado em Portugal é classificado para O FESTIN (Festival de Cinema Itinerante de Lisboa) a se realizar em dezembro de 2020. Neste ano escreve o livro Flores em Vida. Alberto Araújo é proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia-GO.
Prêmios Festival Nacional de Vídeo de Gravatal – SC 1989. Melhor vídeo poema intitulado Poema Sincero.
Comenda dos Ipês concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás pelos serviços prestados na divulgação das potencialidades turísticas de Goiás. Ano de 1999.
Festival Latino Americano de Vídeo, Florianópolis-SC, 1990. Melhor roteiro e melhor ator pelo média metragem Minha Senhora Solidão.
Prêmios de melhor filme Vazio Coração no Festival de Cinema de Natal, 2013.
Prêmios de melhor filme Vazio Coração e melhor ator para Murilo Rosa no Festival de Cinema de Natal, 2013.
Medalha Mérito Empreendedor Ermiro Rodrigues Pereira concedida pela Prefeitura Municipal de Coromandel – MG (terra natal de Alberto Araújo), 2013.
Votos de aplausos da Câmara Municipal de Patrocínio, iniciativa do saudoso vereador Cássio Remis, pelo lançamento do filme Vazio Coração, 2013.
Diploma Lusofonia categoria cinema. Lisboa, 2018.
Prêmio Lusofonia categoria cinema. Lisboa, 2018.
Diploma e prêmio Lusofonia categoria cinema. Lisboa, 2018.
Diploma de honra ao mérito da Câmara Municipal de Goiânia, proponente vereadora Gabriela Rodart, pelos serviços prestados na área de fotografia e cinema, 2023.
“Um amor em uma Nova Veneza: Oswaldo e Edith ” será lançado no dia 12 de fevereiro no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia A
Atores Murilo Rosa e Oscar Magrini com o diretor Alberto Araújo (centro), de Vazio Coração. Sem salas para sua exibição. No Brasil. Sério!
Amigos. Murilo e Alberto se aproximaram durante as filmagens e hoje se consideram amigos.